quarta-feira, 14 de setembro de 2011

UMA BREVE REFLEXÃO... por Prof. Werlayne


SOCIEDADE “IGNORANTE”, GOVERNANTES BURROS

Certa vez li que o nosso país é o local onde existe excesso de falta, abundância de inexistência, exagero de escassez... Parece contraditório? O nome do nosso país não poderia ser melhor senão BRASIL. Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade. O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições.
Estamos em meio a uma greve dos professores da rede estadual e acabou a pouco a greve dos professores da rede municipal de Fortaleza. Esta greve é mais legítima do que nunca, pois os professores estão cobrando o máximo do mínino, ou seja, apenas que seja cumprida uma lei federal, a lei do piso (que tem, ou pelo menos deveria ter, mais importância do que uma lei municipal ou estadual).
Mas percebemos que no Brasil tudo parece ser uma ilusão da realidade, um espetáculo de mentira. A justiça, que deveria ter como lema ser cega, somente é para a sociedade trabalhadora em geral. Os políticos e grandes empresários, ou seja, quem realmente detém o poder no nosso país, utiliza a justiça e as leis ao seu prazer.
Recentemente, o governador do Estado do Ceará, disse que professor deveria trabalhar por gosto e, quem não tivesse satisfeito deveria pedir demissão e ir para a rede privada. Só que o Sr. governador não lembra que nós professores somos (ou seremos em breve) professores efetivos, e, no caso, ele é o temporário nesta história, pois felizmente um dia ele vai deixar o cargo. Mas infelizmente uma declaração desta não é de se estranhar vindo de um político. Que pena que nossa sociedade tem uma memória muito curta e, logo-logo esquecerá estas e muitas outras palavras...
Entretanto, antes de proferir tal frase, o governador nos enviou uma proposta salarial que pode ser classificada de imoral e indecente. Isto apenas mostra qual é a real posição do governo com a educação. Aliás, o modo como os governantes sempre trataram a educação brasileira é mais do que óbvia. Mas porque isso acontece? Dentre vários motivos, por um em especial. Quando o governo, através de uma proposta salarial como esta, incentiva os professores a não estudarem, não se qualificarem (pois um doutorado traz uma GRATIFICAÇÃO de apenas R$ 272/mês), é uma mensagem velada que o governo quer professores capacitados o mínimo possível (apenas graduação). Assim, na maioria das vezes serão professores sem estímulo, muitas vezes acomodados, acríticos e, talvez, sem censo político. Em outras palavras, um professor “ignorante”.
Por sua vez, esse profissional continuará a “formar” (?) um estudante igualmente acrítico, apolítico, provavelmente sem muitos conhecimentos, talvez apenas alguns conhecimentos sobre seus blocos de conteúdos e em um contexto desconexo da realidade social. Ou seja, a população continuará a ser uma enorme massa alienada, fácil de controlar, pois se deixa enganar e se vende facilmente, uma população “ignorante”. E sabe por que isso é importante para o governo? Porque professores “ignorantes”, unidos a uma população igualmente “ignorante”, tenderá a eleger políticos burros como os que temos hoje nos governando, e que não sabem fazer outra coisa senão prejudicar a população e desviar dinheiro público. Esta terrível união fará com que o Brasil continue a ser o paraíso mundial da corrupção, o primeiro lugar no ranking de roubalheira, um local onde tudo é possível de acontecer, o local ideal para políticos burros e ladrões, como sempre foi.

Prof. Werlayne

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe. Contribua. Divulgue. Estamos aqui para tornar nossa luta cada vez maior. Obrigado pela colaboração.