quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A PRIORIDADE DADA AO GOVERNO DO CEARÁ PARA A EDUCAÇÃO DOS CEARENSES contribuição pela Profª Iolanda


Nenhuma escola estadual ou 

municipal aparece 

entre as cem primeiras do Enem. 


As escolas públicas que se destacaram são colégios de aplicação de universidades, colégios 

militares, escolas federais e escolas técnicas. Aumentando o universo para as mil escolas com 

mais de 75% de participação que obtiveram melhor desempenho no exame, o Enem tem 926 

privadas e apenas 74 públicas.


O desempenho dos alunos melhorou em relação ao Enem anterior. A nota média geral das 

escolas subiu de 501,58 em 2009 para 511,21 em 2010 e a participação dos alunos que 

concluíram o ensino médio regular no ano anterior passou de 45,8% em 2009 para 56,4% em 

2010. A participação no Enem dos alunos que concluíram o ensino médio regular aumentou de 

45,8% em 2009 para 56,4% em 2010.



Enem não avalia qualidade, dizem educadores



O resultado de determinada escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não deve ser o 

único critério para que pais decidam matricular seus filhos nela, afirmam especialistas em 

educação ouvidos pelo G1


De acordo com os educadores, a comparação entre escolas não dá pistas sobre a qualidade do 

ensino, e o uso do Enem como "vestibular" não mede os desafios que o estudante enfrenta no 

aprendizado durante o ensino médio.


Ocimar Munhoz Alavarse, professor de avaliação e política educacional Faculdade de Educação 

da USP, diz que “o Enem a cada ano mais está se transformando num grande vestibular” e, por 

isso, “derivar a qualidade da escola [a partir do ranking do Enem] é questionável”.


A coordenadora de psicopedagogia da PUC de São Paulo, Neide Noffes, afirma que “a 

competição e a comparação [entre escolas] não dá pistas”, porque só mostra as notas, mas “não 

elenca os atributos dessas escolas”. 


Escolher a escola ideal para os filhos, segundo ela, é uma tarefa que precisa levar em conta 

outros critérios.

 

Colégio São Bento, do Rio: primeiro colocado no ranking nacional do Enem (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
Colégio de São Bento, do Rio: primeiro colocado no
Enem (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)




















Colégio do RJ tem a maior média



Os colégios particulares dominam o topo da lista do Enem. 



O Colégio de São Bento, do Rio, obteve a maior média, com 761,7 

pontos. 


Em segundo lugar aparece o Instituto Dom Barreto, de 

Teresina (PI), seguido pelo Colégio Vértice, de São Paulo; 

Colégio Bernoulli e Colégio Santo Antônio, de Belo Horizonte; 

Colégio Cruzeiro, do Rio; e Educandário Santa Maria Goretti, 

também de Teresina. 


A melhor escola pública da lista é o Colégio de Aplicação da 

Universidade Federal de Viçosa 

(MG), que aparece em oitavo lugar no geral.


Entre as 13 escolas públicas que aparecem na lista das cem com 

melhores médias no Enem, sete são ligadas a universidades 

públicas (Coluni - Colégio de Aplicação da Universidade Federal 

de Viçosa-MG, Colégio de Aplicação da Uerj, Colégio de Aplicação 

da Universidade Federal de Pernambuco, Escola do Recife FCAP 

Universidade Estadual de Pernambuco, Colégio Politécnico 

da Universidade Federal de Santa Maria-RS e Colégio de 

Aplicação da UFRJ); quatro são colégios militares (CM Belo 

Horizonte, CM Campo Grande, CM Juiz de Fora e CM Porto 

Alegre), uma é escola técnicas (ETE de São Paulo) e uma é 

escola federal (Colégio Pedro II, do Rio).





As escolas públicas dominam a 

lista das escolas com pior 

desempenho entre as que tiveram mais de 75% de participação no 

Enem 2010. 


Das mil piores, 704 são públicas e 296 são privadas. 

Entre as que tiveram de 50% a 74,9% de participação, a diferença é ainda maior: 987 são públicas e 13 são 

particulares.


13 estados não aparecem entre as 

cem melhores


Alunas do Instituto Dom Barreto estudam na biblioteca (Foto: Divulgação)




Alunas do Instituto Dom Barreto, Teresina (PI), que 
obteve a segunda melhor média (Foto: Divulgação)









Dos 27 estados, 14 têm escolas representadas na lista das cem 

com melhor desempenho nas provas e que tiveram maior 

participação dos alunos no exame. 


Outros 13 estados ficaram de fora desta "elite". 


Os estados com maior número de escolas entre as cem primeiras 

são Rio de Janeiro (35 escolas), Minas Gerais (28) e São Paulo 

(15). 


Estes três estados concentram 78% das escolas do "top 100". 


Em seguida vem o Piauí (5). Também estão representados os 

estados de Mato Grosso do Sul (3), Pernambuco (3), Goiás (2), 

Maranhão (2),  Rio Grande do Sul (2) , Amazonas (1), Bahia (1), 

Ceará (1), Distrito Federal (1) e Paraná (1).



Na lista das cem piores escolas 

deste grupo com mais de 75% de 

participação no Enem aparecem 

31 colégios do Espírito Santo.



Em seguida estão as escolas do Ceará (16), Maranhão (11), 

Amazonas (9), Bahia (4), Minas Gerais (4), Piauí (4), Paraná (3), 

Rio Grande do Sul (3), Sergipe (3), Tocantins (3), São Paulo (2), 

Goiás (1), Mato Grosso (1), Pernambuco (1), Rio Grande do Norte 

(1), Roraima (1), Rondônia (1) e Santa Catarina (1).



Melhor escola de Brasília paga 
até R$ 15 mil para professores

Colégio ficou em primeiro lugar nas duas edições do Enem que participou


Colégio Olimpo
























Mariana Londres/R7
Alunos dedicados chegam às 7h e só vão embora às 23h



O Colégio Olimpo está há dois anos em Brasília e há dois anos tem o melhor desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entre as escolas do Distrito Federal. 
Neste ano, no ranking de escolas com mais de 50% de participação no exame, o Olimpo ficou em 38º lugar no país, com média 710 e quase vinte pontos à frente do segundo colocado no DF, o tradicional Colégio Galois.
Um dos segredos do sucesso é a preparação dos professores da escola. 
Para atingir a excelência no ensino, o colégio investe na formação dos docentes, que chegam a ganhar R$ 15 mil dependendo da carga horária. 

A informação é do diretor pedagógico, Dalton Franco.

Professor precisa ter bom salário e boas condições de trabalho, precisa ser valorizado. 


Por isso, não acredito que seja possível melhorar o ensino nas escolas públicas sem melhorar o salário e as condições de trabalho dos professores. 
- A receita é simples, afirma o diretor: disciplina, estudo e dedicação. 

- Para Dalton, não há como "inventar a roda na educação".




Entre as dez melhores escolas do país, só uma é pública

Localizado em Minas Gerais, o Colégio da UFV têm problemas com reposição de professores

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