sábado, 3 de setembro de 2011

OPINIÃO por Prof. Filipe


(Em relação à última sexta-feira, 02 de setembro)

Não pude ter a percepção de hoje do Zonal, pois quando fiquei sabendo já era tarde. Porém, hoje, na Assembleia, conferi as divergências. Isso é bom. Se todos pensassem do mesmo modo que desperdício seria para o ser humano! Acho que a emoção marcada, principalmente, pela indignação é importante. Quarta-feira, no zonal, eu mesmo fui um dos que votou contra o boicote a Tv Verdes Mares. No entanto, apoiei a vaia a tal emissora. Insensatez? Descompromisso com a categoria? Claro que não. Os últimos episódios que vi deixaram-me muito indignado enquanto ser humano e professor.

A tal emissora, na quinta-feira, por meio de uma repórter induziu uma aluna a responder que estava sendo prejudicada. Isso visto por mim e outros professores lá na praça da Imprensa. Outro fato, fomos comparados no Bom Dia Ceará aos bandidos do IPPO, devido à pichação. Perguntaram se seríamos responsabilizados da mesma maneira que o serão os presos que arrombaram o presídio para fugir. Se querem apurar os fatos, que o façam. É compreensível. Só não é justo comparar professor a marginal, por mais que tal ato tenha sido lastimável.

A indústria do crime é mais pesada, inclusive, ela está para além das penintenciárias. Se os banheiros falassem... E o choque? É demais.  Ter razão é essencial, mas nem sempre ela pode ser separada da emoção. A emoção, por vezes, é uma razão disfarçada. E não deve ser vista como aquilo que nos aproxima dos animais irracionais e nos afasta do ser humano.

A emoção mobiliza. Associada à razão é fundamental. Terminando, a luta, nessa greve, está para além da garantia de melhorias no ensino e valorização profissional. Ela virou um instrumento para exigirmos o respeito a nós enquanto pessoas. Independentemente de vitória concreta, este movimento surge para ressignificarmos muitos valores. Isso já estamos fazendo todos os dias.


Abraços,

 Filipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe. Contribua. Divulgue. Estamos aqui para tornar nossa luta cada vez maior. Obrigado pela colaboração.