quarta-feira, 7 de setembro de 2011

DIÁRIO DE GREVE: GRITO NACIONAL

"BRASIL DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO"
Em 07 de setembro de 2011, eu estava em casa com minha família, aproveitando sua companhia e me recuperando de uma gripe acompanhada de uma crise de garganta. Achei melhor me resguardar para as próximas batalhas. A justificativa era válida, mas mesmo assim passei o dia todo inquieto. Inquieto, inquieto e ansioso por não estar com meus pares na tão esperada Marcha pela Educação. Tive que me contentar com relatos de pessoas que foram, das reportagens parciais ou imparciais da mídia, dos sites de notícias e blogs, dos professores, guerreiros que estavam e estão sempre à frente de batalha.
"O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO"
Em 07 de setembro de 2011, uma categoria outrora desacreditada deu um verdadeiro grito de independência. Um grito tão alto e tão forte que fez cair as máscaras dos poderosos do estado do Ceará. Uma categoria que quer independência da corrupção, da negligência e da inércia daqueles que deveriam representar o povo. Máscaras que caíram na frente de mais de cem mil pessoas que foram prestigiar o tradicional desfile na Avenida Abolição. Cem mil pais, mães, filhos, trabalhadores, estudantes que presenciaram, prestigiaram e apoiaram uma das maiores manifestações cívicas do ano e até o momento a de maior relevância da categoria.
"MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE"
Um governo que negligência a educação, seus profissionais e a população do seu estado. Se privando da oportunidade de compartilhar um dos mais marcantes momentos da atual história do Ceará. Se privando, pois nem sua assessoria de imprensa foi capaz de dar uma justificativa para a ausência do chefe do poder executivo. Alguns meios de comunicação de grande circulação veicularam que o mesmo estava se recuperando de uma gripe, enquanto outros afirmavam que o mesmo estava em uma viagem oficial à Europa. Mas o governo estava bem representado, mais uma vez fez uso do Batalhão de Choque para tentar coibir/impedir uma manifestação pacífica/ordeira.
"VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA"
Em 07 de setembro de 2011, o Ceará e o Brasil ouviram um grito de independência, um brado retumbante: Cid Ditador, Respeite o Professor! Um coro ouvido por mais de cem mil pessoas que estavam presentes e por milhares que ouviram seu eco, quer seja pela TV, pelo Rádio, pelo Jornal Impresso ou pela Internet. Um grito que se repetia por todas as cidades do Ceará. Irmãos defendendo irmãos. Seja em Fortaleza, seja em Juazeiro, seja em Frecheirinha, de uma forma ou de outra a independência deu seu grito. A educação deu seu grito!
"NEM TEME QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE"
Em 07 de setembro de 2011, a inércia e inépcia se mostrou presente no governo do Ceará. Na ausência do governador, quem assumiu o comando em exercício foi seu vice Domingos Filho, olha que era uma quarta-feira, e este segue a cartilha do primeiro de maneira excepcional. O bom e velho discurso de que o governo não negocia com categoria em greve, e pasmem, tivemos uma pérola deste também. O resumo da ópera foi mais ou menos o seguinte, "a greve já foi decretada ilegal, não adianta fazerem manifestação alguma. É em vão". Agora me digam, dá para aguentar uma dessas? De onde tiram essas "parábolas"? Deve ser de algum manual de bolso... Sei não.
"TERRA ADORADA, ENTRE OUTRAS MIL"
Em 07 de setembro de 2011, tivemos uma belíssima manifestação. Mostramos mais uma vez o descaso que o governo do estado em com a educação, só que mostramos diretamente para cem mil pessoas, não esqueça. Um verdadeiro genoCIDio foi cometido com nossos irmão na prefeitura de Fortaleza, não podemos e não iremos deixar que este mal que assola nosso estado e nosso país se perpetue. Se nosso próprio governo não quer cumprir a Lei de maneira justa e digna, que exemplo ele está dando? Esse não é um exemplo que eu queria seguir, nem que eu queira que os meus alunos sigam. E não o farão. 
"ÉS TU BRASIL"
Em 07 de setembro de 2011, todos às ruas. Professores e população em defesa da educação! A grande Marcha da Educação! Governo do Ceará deixe de enrolação. Não queremos amolação. Só a Lei do Piso e o Acórdão. Não queremos ilegalidade, ao contrário. Somos tão legais, que queremos que a Lei seja cumprida. Sem destruir a categoria. O governo é que não quer cumprir, doura a pílula para quem quiser seu "show" assistir. Os professores estaduais realizaram a marcha da educação pela paz. A manifestação contou com a participação de estudantes, familiares e a população. O protesto foi acompanhado de perto pelo forte efetivo do Batalhão de Choque, mas e o senhor governador Cid Gomes, acompanhou? Os professores deram uma lição de civismo. A plateia, uma multidão nos aplaudindo incansávelmente. Por duas vezes nos refugiamos na direção do mar, mas em seguida a multidão nos acompanhou. Por quê? A greve é justa. O protesto da Abolição, necessário. Pacífico. Mas foi na Beira-Mar à independência. Pacífica total. Não fosse a tentativa repressora do aparato policial. Nem carro de som, quase sem faixas. Só nós, de preto, com nosso gogó sob o Deus Sol.
"Ó PÁTRIA AMADA"



Prof. Joaquim Veridiano
Inspirado nos colegas de Zonal e nos heróis da Greve. Especialmente à Profª Mailma pela contribuição. Pai. Filho. Trabalhador. Patriota. E você?

Um comentário:

  1. Joaquim, ótimo texto. Sentimos sua falta por lá, mas entendemos. Se recupere bem porque esperamos você forte como sempre!

    ResponderExcluir

Participe. Contribua. Divulgue. Estamos aqui para tornar nossa luta cada vez maior. Obrigado pela colaboração.