Saudações à todos!
Venho por meio deste, dar uma satisfação à categoria quanto ao repasse dos encaminhamentos do nosso zonal, no Comando de Mobilização (ex-Comando de Greve). Me prontifiquei a ir, uma vez que fiz parte da última formação da mesa. Ao término do zonal, alguns pontos ficaram pendentes, e dentre eles a representação na reunião do Comando de Mobilização de hoje, 19/10. Vale ressaltar, que me senti no dever de repassar os principais pontos dos últimos dois (02) zonais.
A reunião do Comando de Mobilização teve inicio com a apresentação das três planilhas que estão servindo de base para as negociações entre o governo e a categoria. As planilhas foram apresentadas, bem como uma apresentação com a questão do impacto de cada tabela aos cofres do Estado e do investimento do Fundeb. Planilhas essas, que a posteriori serão encaminhadas para apreciação da categoria.
Ao término da apresentação, foi proposto pela base, que fossem dados informes relativos aos zonais, neste período de suspensão. Começaram-se as intervenções e após alguns momentos acalorados, os ânimos se exaltaram no que se referia a formação da "Comissão de Negociação". As intervenções foram interrompidas e após alguns momentos "explosivos", a reunião "implodiu". Demorou-se, mas por fim foi chegado um consenso quanto ao método de escolha dos representantes. Assim, a partir da presente data, 19/10, a comissão de representantes da base será formada por: Vladmir, Laura, Fernanda e Amisterdam.
As intervenções não continuaram, e não foi possível apresentar os principais encaminhamentos do zonal para o Comando. Por conta disso, procurei o Prof. Reginaldo Pinheiro, vice-presidente do Sindicato APEOC, e externei a importância dos pontos a serem discutidos. Descrevi e detalhei cada um dos pontos, o mesmo achou-os bastante coerentes e afirmou que o sindicato já havia reavaliado alguns. Ressaltei a questão da redução de 15 minutos de aula, e ele disse que o tempo deveria ser usado para conscientizar os alunos e a comunidade que faz parte da escola a fim de criar uma verdadeira mobilização. Como exemplo de aplicação, explanei sobre a aplicação na EEFM João Paulo II e no resultado positivo alcançado até o momento, e reiterei que outras escolas como o Heráclito e Paulo Freire vem realizando sua mobilização.
Perguntado se as propostas e encaminhamentos do nosso zonal poderiam ser encaminhadas para apreciação do sindicato, pedi-lhe pelo seu e-mail pessoal, com a argumentação de que há uma grande urgência na análise e aprovação ou não das propostas. O mesmo foi muito solicito e de imediato autorizou o envio da nossa mensagem.
Segue abaixo os itens que foram apresentados ao Prof. Reginaldo, exatamente na íntegra.
- Que a Grande Plenária do dia 24/10, fosse na verdade uma grande Assembléia Geral. Deliberativa e consultiva, para que a categoria possa avaliar o passo-a-passo das negociações com o Governo;
- Que no edital da Assembléia Geral de 11/11, tenha uma cláusula/item para encaminhamento de votação "greve / não greve", pois é necessário que a categoria seja respeitada. Uma vez que a justificativa para esta nova greve, seria um "não" avanço das negociações;
- Que pelo menos 72 horas antes da Assembléia Geral de 11/11, seja publicada nota na imprensa: O Povo, Diário do Nordeste e O Estado CE. Para que não venhamos a correr os mesmos riscos jurídicos do início da greve;
- Que o Sindicato APEOC, acate e dê o respaldo jurídico e institucional necessário para que seja aplicada a redução de 15 minutos de todas as aulas, mas com mobilização na escola, a "Operação Tartaruga";
Infelizmente não nos foi possível, fazer os encaminhamentos do zonal para todo o Comando de Mobilização, como vários colegas de nosso zonal podem testemunhar. Mesmo assim, acredito ter sido válida, a falação informal com o Prof. Reginaldo, uma vez que o mesmo é o vice-presidente do sindicato.
Ao mais, agradeço a atenção dispensada.
No dia do zonal, 27/10, quinta-feira, às 09h da manhã, darei os devidos informes pessoalmente. No momento em que a nova formação da mesa encaminhar os informes.
Cordialmente,
Prof. Joaquim Veridiano
"Lamentar uma dor passada no presente, é criar outra dor e sofrer novamente." William Shakespeare
"Lamentar uma dor passada no presente, é criar outra dor e sofrer novamente." William Shakespeare
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe. Contribua. Divulgue. Estamos aqui para tornar nossa luta cada vez maior. Obrigado pela colaboração.