terça-feira, 30 de agosto de 2011

DIÁRIO DE GREVE: CHÃO DE ESTRELAS

Saudações, Navegantes!

Navegantes? Sim, hoje somos navegantes. Não se preocupem, pois não deixamos de ser soldados em nossa guerra. Mas as batalhas do dia de hoje foram mais estratégicas. O simbolismo é forte. E força é o temos. Antes de mais nada, gostaria de agradecer e parabenizar cada um daqueles que direta ou indiretamente contribuíram para a passeata entre os bairros do Henrique Jorge e João XXIII. A passeata, na verdade uma caminhada, tinha o intuito de mobilizar a comunidade da 3ª região de Fortaleza. Conseguimos, com cerca de uma centena de pessoas, caminhamos por entre as ruas dos 3ª região e falamos com a população. Distribuímos panfletos com a Carta Aberta do sindicato APEOC, com as tabelas vencimentais. Falamos com pais, com filhos, com trabalhadores e trabalhadoras. Pessoas como cada um de nós.

No final de nossa manifestação, tivemos a oportunidade de mandar nossa mensagem através da Rádio Comunitária do João XXIII, a qual somos muito gratos pela cordialidade e apoio. Assim como agradecemos a Crítica Radical e aos grupos estudantis que colaboraram e marcaram presença, lado a lado conosco. E enquanto haviam ações das demais zonais pela cidade, o comando de greve se reuniu com a direção do sindicato para analizarem o orçamento que é destinado a educação em nosso estado. Pasmem, o dinheiro dá que sobra. Mas se o dinheiro é suficiente, por que temos a quinta (5ª) pior remuneração do país? Por que cada aluno tem em média R$ 0,30 (trinta centavos) diários destinado para sua merenda escolar? O desembargador que decretou a ilegalidade da greve deveria se fazer essas perguntas, antes de fazer declarações estapafúrdias quanto a "sobrevivência" dos estudantes do ensino público estadual.

Viram porque somos navegantes? Várias naus atacando em vários frontes. E porque não dizer, com várias e importantíssimas vitórias? Em vez de cerca de cem (100) pessoas, poderíamos ter tido umas mil (1000)? Com certeza poderíamos. A manifestação de hoje. O nosso esforço recompensado. Foi fruto da ação de todos aqueles e aquelas que se engajaram para sua realização. E por isso vos digo. Podemos mais. Podemos muito mais. Acreditem em si mesmo, como eu acredito em cade um. Independente e indiferente das opiniões, relações e ações, temos que agir como um grupo coeso. Sempre.

Uma pessoa só não é capaz de resolver nosso dilema com o governo e sua inércia em querer negociar. Uma pessoas é capaz de fazer a diferença, quando esta ajuda outra e outra e assim sucessivamente. Unidos, alcançamos mais e mais pessoas. Divulguem nossas ações. Divulguem nossas palavras. Participem. Não esperem. Façam acontecer. Cada um é um gigante se apoiando nos ombros de outros gigantes. Por isso tenho a firme convicção de que nossa causa é justa. E a verdadeira justiça será feita. Cedo ou tarde, ela será. Que venha.

Mais uma vez muito obrigado pela paciência e cordialidade.

Um abraço fraterno.

Cordialmente,

Prof. Joaquim Veridiano
Assim como você, um agente da história.

P.S.: Não estamos sozinhos.

Um comentário:

  1. Muito boa sua colocação do nosso ato público. Gostaria de acrescentar que o DCE da UECE e DCE UFC, estão convocando a todos os estudantes para participarem do ato público, do dia 01 de setembro, na assembléia, com concentração às 08h na praça da imprensa. Tem ônibus saindo dos campi do Itaperi e CH UECE e campus do Benfica UFC.É mais uma força que se soma à nossa luta. Parabéns companheiros!!!

    ResponderExcluir

Participe. Contribua. Divulgue. Estamos aqui para tornar nossa luta cada vez maior. Obrigado pela colaboração.